terça-feira, 6 de maio de 2014

Gravando Pendrive de Instação do Debian





Criar um Pendrive de instalação do Debian não é um processo difícil mas, resolvi escrever esta dica para aquelas pessoas que estão entrando agora no mundo Linux, construindo seu aprendizado e ainda encontram uma certa dificuldade para fazer este tarefa.

O que vamos precisar?

  1. Imagem ISO de instalação do Debian;
  2. Um Pendrive formatado (Não use Pendrive com dados, eles serão perdidos!);
  3. Um computador com sistemas Operacional Linux, Qualquer distribuição.
Imagem ISO de instalação do Debian

A imagem ISO do Debian pode ser baixada gratuitamente e diversos mirrors espalhados pelo planeta, tendo inclusive alguns aqui no Brasil. O endereço é: http://www.debian.org/CD/http-ftp/#stable. Escolha a arquitetura correta para seu processador e copie o link.
Para baixar a imagem é aconselhável utilizar o utilitário de Download em linha de comando wget, ele esta presente em quase todas as distribuições e tem a vantagem de baixar grandes arquivos sem risco de ser danificado durante o processo de transferência. Vamos pegar como exemplo a ISO do Debian 7.5.0 para arquitetura amd64, de posse do link usaremos o comendo abaixo para transferir a imagem para nosso computador:
$ wget -c http://cdimage.debian.org/debian-cd/7.5.0/amd64/iso-dvd/debian-7.5.0-amd64-DVD-1.iso

Verificando a integridade da imagem ISO

É importante processar a verificação da integridade da imagem baixada, não é comum se ter problema com imagens baixadas com o wget, mas é bom testar para dirimir todas as dúvidas.No local de onde a ISO foi baixada tem também diversos arquivos para checagem da integridade das imagens hospedadas naquele diretório; a grosso modo o arquivo MD5SUMS já resolve para os menos exigentes. Então, baixe este arquivo no mesmo diretório onde baixou a imagem, abra-o com um editor de texto de sua preferência e deixe nele apenas a linha referente a imagem que foi baixada. Salve e saia do editor e rode o comando abaixo para efetuar a checagem:
$ md5sum -c MD5SUMS
O processo pode ser demorado, dependendo do computador, mas no final se a imagem estiver inteira você verá a mensagem OK!, ou algo parecido.
Isso significa que podemos, que agora passar a ISO para o Pendrive.

E agora qual o dispositivo do meu Pendrive?

Para detectar em qual dispositivo está plugado o Pendrive há diversas maneiras, um cat /proc/partitions resolve. Veja nas imagens abaixo o exemplo:
$ cat /proc/partitions
Conteúdo de "/proc/partitions" antes de plugar o Pendrive na porta USB


$ cat /proc/partitions
Conteúdo de "/proc/partitions" depois de plugar o Pendrive na porta USB


Portanto, neste exemplo o Pendrive está plugado no dispositivo /dev/sdb.

Expandindo a imagem ISO para o Pendrive

Se ainda não está com um terminal de linha de comando aberto é hora de abri-lo e ir para o diretório onde se encontra a ISO.
Continuando tomando ainda como exemplo a ISO debian-7.5.0-amd64-DVD-1.iso mencionada anteriormente e o dispositivo acima detectado, o comando para gravação da ISO no Pendrive irá ficar como no exemplo abaixo:
$ dd if=debian-7.5.0-amd64-DVD-1.iso of=/dev/sdb
O processo é lento, não tenha pressa, vai demorar... enquanto isso leia outros artigos do nosso Blog.
Esta foi mais uma dica do Blog do Software Livre. Sinta-se a vontade para expressar sua opinião no formulário de comentários.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário